CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – NR-5

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Objetivo

Este curso tem como objetivo a instrução técnica quanto a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador, utilizando como ferramenta a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA.

Carga Horária – 20 horas

Público alvo

  • Funcionários eleitos e indicados para participação da CIPA na empresa;

  • Funcionários designados para cumprimento da NR-5 na empresa;

  • Trabalhadores de Segurança do Trabalho e Medicina do Trabalho;

  • Acadêmicos da área de segurança e medicina do trabalho.

Conteúdo Programático

  • Estudo do ambiente, das condições de trabalho e os riscos originados do processo produtivo;

  • Metodologia de investigação e análise de acidentes e doenças do trabalho;

  • Acidentes e doenças do trabalho decorrentes da exposição aos riscos existentes na empresa;

  • Esclarecimento quanto a síndrome da imunodeficiência adquirida – AIDS, e as medidas de prevenção;

  • Legislação trabalhista e previdenciária relativa à segurança e saúde no trabalho;

  • Princípios gerais de higiene do trabalho e de medidas de controle dos riscos;

  • Organização da CIPA e outros assuntos necessários ao exercício das atribuições da comissão;

  • Relações interpessoais, motivação da equipe e qualidade total.

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